No último texto (clique aqui para ler), demos uma pequena introdução sobre o que é o METAVERSO e como ele está impactando as nossas estruturas digitais e físicas. Mais que uma revolução do futuro, podemos ver que muitas empresas já estão investindo pesado nesse mercado que tem como promessa mudar a nossa vida habitual dando um importante salto na evolução humana!
Essa migração que estamos inseridos vem sendo colocada ao poucos em nossa rotina, desde o principio da internet e da criação dos nossos “avatares” ou perfis online. Um pouco antes em nossa história, era possível separar a nossa vida DIGITAL da vida REAL, com o avanço das tecnologias e maior acessibilidade com os dispositivos móveis, parece que fundimos esses dois grandes universos, tornando-se somente um. Figital é praticamente isso. O Figital é a junção, ou seja, a união das operações que estão disponíveis para o universo dos negócios, assim como, serviços, estudos, conhecimento, dando a possibilidade para que os clientes possam se adaptar aos dois estilos de mercado (hibrido), sem fazer distinção entre marcas digitais ou físicas.
Em muitas empresas que oferecem serviços e produtos encontramos essas ações aplicadas, como caixas de supermercados autônomos, onde o próprio consumidor sem o auxilio de um funcionário faz suas compras, embala e utiliza de totens para gerar pagamentos. Os chatbots, também é algo que muitas empresas já utilizam, com a capacidade de gerir perguntas e respostas, que ajudam os consumidores a se desprender de minutos desnecessários de atendimento humano. “clicar e coleta”, realizar as compras online e somente retirar na loja física, entre outros…
Uma pesquisa da Maplink diz: 73% dos consumidores usam diversos canais de pesquisa antes de optarem por uma compra. Google, ou WhatsApp da empresa, ajudam o consumidor a conferir os produtos virtualmente, antes de optarem de ir à empresa efetuar a compra!
Não podemos mais descartar que a nossa realidade já sofreu diversas alterações e é extremamente necessário adaptar se às mudanças.
Se esse conteúdo foi importante para você! Deixe seu comentário e venha maturar com a gente!
autor: Isaias Germano Neto – Sócio fundador da Maturah Startup