Assumir os erros não é uma tarefa fácil. Mas, necessária para evitar que eles sejam rotineiros. Neste material, vamos pensar em elementos importantes que ajudam a cometar alguns deslizes no mundo corporativo.
- Avaliar o cenário atual é mais do que importante para dar andamento ao que foi planejado. Participe de reuniões com empresários, se atualize das notícias e estude o mercado. Informação é indispensável para qualquer negócio.
- O olhar único para a comunicação externa é um terreno perigoso. É preciso trabalhar ativamente na comunicação interna e na comunicação externa. Afinal, precisamos alinhar a interna para que colaboradores e fornecedores se vejam como parceiros do negócio, se sintam parte. Caso contrário terá uma grande rotatividade, e as consequências será uma equipe desalinhada e sem resultados efetivos. Não conseguindo atender devidamente os clientes externos.
- E você já perguntou, qual o propósito da sua empresa? Para que ela foi criada? Quais benefícios ela trará na vida das pessoas? Conhecer a real essência do negócio é compreender o que busca. Dai fica mais fácil traçar planos e captação clientes.
- Gostos pessoais X Gostos da marca, geralmente quando a empresa é de pequeno porte, ou mesmo familiar é comum as pessoas confundirem e aplicarem na rotina corporativa o gosto próprio, ignorando a opinião dos demais a sua volta e de quem realmente entende de investimentos e negócios. Por isso, saber a essência é fundamental. Épreciso sim ouvir os stakeholders, que são todos os envolvidos no processo do seu negócio, antes de tomar qualquer decisão.
Gostou? Compartilhe com os amigos. Mas, antes analise e coloque em prática.
Autor: Flavia Vieira – Sócia fundadora da Maturah Startup