Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo o Futuro dos Negócios

A inteligência artificial se tornou o centro das atenções em um período comparativamente mais curto em relação a outras ferramentas digitais. Em janeiro de 2023, apenas dois meses após seu lançamento, atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos. Uma ascensão que se compara com a trajetória do TikTok, que levou nove meses para atingir essa marca, e do Instagram, que demorou dois anos.

Embora possa parecer que a inteligência artificial é um fenômeno recente, na verdade, ela possui um histórico muito mais longo. Alan Turing (1912-1954) produziu um dos primeiros e mais influentes trabalhos sobre o assunto. Seu artigo, “Computadores e Inteligência”, publicado em 1950, foi o primeiro a mencionar o termo “inteligência artificial”. Portanto, estamos falando de uma tecnologia que existe há várias décadas, mas que só recentemente começou a atrair o interesse global.

A verdade é que sempre estivemos acompanhados pela inteligência artificial em nossa jornada virtual, embora muitas vezes de maneira imperceptível. A falta de softwares específicos para a melhor utilização dos dados nos impedia de criar tecnologias que pudessem alimentar os modelos de inteligência artificial. No entanto, em meados de 2010, com a introdução do machine learning, conseguimos integrar melhor os modelos de IA. Essa nova abordagem permitiu que os sistemas aprendessem por meio de tentativa e erro, sem a necessidade de programação explícita.

Esses avanços possibilitaram a criação de vários softwares populares, incluindo Assistente Google, Siri, Alexa e, mais recentemente, Chat GPT e Midjourney. A maioria dos sistemas de recomendação e reconhecimento de imagens que usamos hoje funcionam com base na IA. Essas novas ferramentas, alimentadas por nossos dados, estão mudando a forma como interagimos com o mundo online.

Empresas que apostam em tecnologias emergentes já estão percebendo e se adaptando a esse novo cenário. Estão investindo pesado para entregar inovação e manter-se à frente da concorrência. Vemos o Google, por exemplo, que já é uma das maiores ferramentas de busca de todos os tempos, prometendo entregar mais de 20 produtos usando inteligência artificial neste ano. Da mesma forma, a Microsoft está revolucionando a maneira como consumimos inteligência artificial, com investimentos pesados no Chat GPT e a integração deste à sua tecnologia “Bing”.

O fluxo de dados que alimenta essas redes e o avanço dos algoritmos são os combustíveis que movem as IA. A IA precisa entender esses algoritmos para interpretar, aprender e se adaptar a esses dados, o que lhe permite realizar tarefas cada vez mais complexas e eficientes. Portanto, é crucial reconhecer esse momento e aplicar essas inovações aos negócios.

Para o marketing, esse é um período de imensas oportunidades. Empresas que estruturam seus negócios com base em informações e dados comportamentais dos clientes têm grandes chances de alavancar e descobrir novas oportunidades. Um bom exemplo é a Netflix, que personaliza seu conteúdo com base nas preferências do usuário. O uso de IA para negócios vai muito além de personalizações e anúncios direcionados, estamos vivendo um novo modelo de interação, muito mais inteligente, que consegue entender e oferecer soluções eficazes para as necessidades específicas que uma empresa pode atender.

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Atendimento

online

Olá, tudo bem? Para começar o nosso atendimento, por favor, informe os dados de contato.