Antes de entrar em nosso tema, é importante contextualizar e entender o tempo que vivemos.
Muito além de marca, mercado, preço e lucro, essa disciplina que foca entender as relações entre consumidores e empresas, hoje o marketing encontrou uma nova oportunidade: A falta de sentido para a vida!
Estamos vivendo a ERA de consumir significados!
Nós nos alimentamos de comida, água, ar e significado = propósito
Ouvimos dizer que as crianças de hoje são mais evoluídas, pois são capazes de mexer em aparelhos digitais com mais facilidades que outras de outras gerações. As crianças não estão “evoluídas”, as empresas fazem seguramente um marketing para acreditarmos que nossas crianças, viciadas nesses aparelhos, não estão viciadas, estão evoluídas!
A ideia de evolução oferece propósito!
Essa ideia de propósito e evolução, ela nos instiga a querer buscar novas coisas, aprender, ficar melhor se tornar uma pessoa mais descolada ou seja… Tudo o que as pessoas buscam, compram, comem é significado!
Tudo o que consumimos é posicionamento de vida!
Bom marketing é aquele que começa dentro de casa!
Endomarketing!
Essa estratégia de marketing tem como objetivo conquistar colaboradores (clientes internos) e transformá-los em embaixadores da Marca.
O sucesso de uma empresa pode estar diretamente ligado à satisfação de seus colaboradores.
Funcionários felizes e satisfeitos produzem mais e com melhor qualidade!
Esse mesmo colaborador é capaz de fazer o papel de influenciador da empresa, disseminando a ideia, produtos e serviços da empresa para colegas, familiares e externos.
De quem é a responsabilidade dessa pratica, equipe de marketing ou RH?
O marketing consegue direcionar a comunicação e as estratégias de forma a corresponder com a marca, mas o RH está diretamente envolvido e em contato com toda equipe , sendo ele responsável por identificar as necessidades!
Algumas técnicas que podem ser adotadas:
- Definir objetivos e planejamento;
- Políticas de benefícios; (bolsas de estudos, parcerias com lojas, incentivos para atividades esportivas…)
- Reconhecimento – Baseada em desempenho estimula o senso de meritocracia, e incentiva uma competição sadia;
- Ofereça Cursos e treinamentos;
- Eventos colaborativos – crie espaço de descanso ou lazer (favorecimento e criação de laços entre funcionários);
- Plano de carreira – Visibilidade ao profissional sobre seu potencial de crescimento.
- Elogie em público;
- Solicite a opinião de seus colaboradores.
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Autor: Isaias Germano Neto – Sócio fundador da Maturah Startup